sábado, 17 de novembro de 2018

Conhecendo o espaço, os materiais e as pessoas



     Não chegamos a um lugar e ficamos logo adaptados. Aliás, demoramos tempo. Precisamos de conhecer cada espaço, perceber como se organiza, o que existe ao pormenor. Nada nos escapa, embora, por vezes, pareça que nada nos prende a atenção. Muito pelo contrário! Os mais ínfimos pormenores não fogem ao nosso olhar.
   Depois, existem as pessoas, as maiores, as adultas, as que connosco trabalham todos os dias, zelando pelo nosso bem-estar e pelas aprendizagens que teremos de fazer.
   A seguir, vêm as crianças, as que são como nós, à sua maneira e à maneira delas, e a cujas características precisamos de nos habituar.
  Parece pouco? Mas é muito, trata-se de um caminho diário que temos de trilhar, nesta novidade gigante que é a vida numa escola.
   Aqui estamos, alguns de nós, na descoberta deste mundo novo, sempre, mas sempre, ao nosso ritmo.
   Aqui desenvolvemos competências específicas como a motricidade fina, a contenção comportamental, a atenção/concentração, a sociabilização, a autonomia, a linguagem recetiva, a linguagem expressiva e a integração sensorial.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Férias!

E chegaram as férias! Depois de um ano letivo atípico, longe de rotinas e afetos, nos últimos três meses, chegaram as férias.  Vamos po...