domingo, 19 de novembro de 2017

As Áreas da nossa Unidade



Na nossa Unidade, seguimos o Modelo Teacch.
Não vamos entrar em grandes pormenores porque poderíamos cansar-te. Podes procurar na Internet o que é exatamente.
Dizemos-te, apenas, que seguimos um horário estruturado na nossa rotina diária. Assim, ficamos mais organizados e menos ansiosos porque conseguimos prever o que vai acontecer ou o que é esperado de nós.
O suporte visual é muito importante porque temos uma ótima memória a esse nível. E vamos às áreas da nossa Unidade realizar diferentes atividades.
                                         Aqui está a entrada para a Unidade de Ensino Estruturado.



Nesta área, a da Reunião, marcamos a presença, descobrimos como está o tempo, lembramo-nos das regras a cumprir, ouvimos histórias..., estamos juntos!


E aprendemos, no Aprender,  de um para um, com uma professora para cada um de nós.



Na Área de Transição, observamos o nosso horário e sabemos o que devemos fazer ao longo do dia. Temos um horário igualzinho na sala de aula.




Também trabalhamos sozinhos, no Trabalhar, sem distratores, virados para a parede, ou ficamos perdidos no nosso mundo.





Na área do Computador, podemos jogar jogos, ouvir histórias, canções, fazer trabalhos... É a nossa área preferida. 

Na área do Trabalho de Grupo, trabalhamos juntos, seja o que for que nos proponham. Usamos muito as mãos! A motricidade fina agradece e a concentração também.



Ah, e temos a área do Brincar/Lazer. Aqui podemos dar largas à nossa vontade e sermos nós próprios com as nossas esteriotipias.



A nossa Unidade nasceu no ano passado e começamos, aos poucos, a conseguir o material de que precisamos, incluindo brinquedos que estimulem a nossa imaginação, a nossa capacidade de estarmos com os outros, de saber esperar a nossa vez, de experimentarmos sensações diferentes, de fazermos de conta... Como gostamos de vir aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Férias!

E chegaram as férias! Depois de um ano letivo atípico, longe de rotinas e afetos, nos últimos três meses, chegaram as férias.  Vamos po...